domingo, 3 de outubro de 2010

Linha do Tempo - Egito

Idade Antiga:
ARTE EGÍPICIA
         Uma das principais civilizações da Antigüidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização social e riquíssima em suas realizações culturais.
A religião invadiu toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social e, conseqüentemente, orientando toda a produção artística desse povo.
   O fundamento ideológico da arte egípcia é a glorificação dos deuses e do rei defunto divinizado, para o qual se erguiam templos funerários e túmulos grandiosos.

hipogeu era um túmulo subterrâneo.
ARQUITETURA
As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e, foram construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Junto a essas três pirâmides está a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o faraó Quéfren, mas a ação erosiva do vento e das areias do deserto deram-lhe, ao longo dos séculos, um aspecto enigmático e misterioso.
As características gerais da arquitetura egípcia são: solidez e durabilidade;sentimento de eternidade; e aspecto misterioso e impenetrável.

         As pirâmides tinham base quandrangular eram feitas com pedras que pesavam cerca de vinte toneladas e mediam dez metros de largura, além de serem admiravelmente lapidadas. O interior era um verdadeiro labirinto que ia dar na câmara funerária, local onde estava a múmia do faraó e seus pertences.
        
 ESCULTURA
          Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena, quase sempre de frente, sem demonstrar nenhuma emoção. Com isso demonstravam imortalidade e força.
PINTURAA decoração colorida era um poderoso elemento de complementação das atitudes religiosas.

Suas características gerais são: ausência de três dimensões;ignorância da profundidade;
 colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo; e
 Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.




Havia hierarquia nas pinturas ,os maiores eram os mais poderosos e assim os menores o povo que são os mais fracos.Economia

era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).  

A religião egípcia
era repleta de mitos e crenças interessantes, acreditavam em deuses e que eram de semelhança humana com parte de animal, e que esses deuses dariam proteção a eles em sua vidae tambem  eles a após a morte dae a mumificação que mostra tambem sua genealidade na medicina ,pois o processo de mumificação é uma evoluçao magnifica para a época a forma em que mantinham os corpos dos falecidos que  ultrapassaram milenios e ainda os encontramos em tumulos de faraós hoje.
Maát: Esta deusa, que traz na cabeça uma pluma de avestruz, representa o equilíbrio, a harmonia do Universo tal como foi criado inicialmente.   

Esse é o deus da morte 'Anubis" 
 Múmia da Rainha Egípcia Hatshepsut  





  A civilização egipcia :se destacou muito nas areas de ciências e matemática também na medicina no processo de mumificação que ajudou a estudos do funcionamento do corpo.

http://www.historiadaarte.com.br/linha_do_tempo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário