domingo, 3 de outubro de 2010

Linha do tempo- Roma

 
Roma
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. 
 
ARTE ROMANA


      A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.
      Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções.



 Cultura RomanaA cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega Os romanos "copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega.
Os balneários romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais.

ARQUITETURA
     As características gerais da arquitetura romana são:busca do útil imediato, senso de realismo;grandeza material, realçando a idéia de força; energia e sentimento; predomínio do caráter sobre a beleza;originais: urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.
 

Umas de suas maiores contruções  o coliseu que era usado como entreterimento ao povo daquela época .

Religião Romana
 Os romanos acreditavam em varios deuses ,alguns de influência grega so mudaram os nomes mais eram de um mesmo significado.

Crise e decadência do Império Romano

Por volta do século III , Roma passava por uma crise econômica e politica muito grande.Com os investimentos em decadência no exercito, roma começou a perder as conquistas territoriais com  isso diminuiu seus escravos o que começou a causar sua decadência, pois sem os escravos a produção agricola começou a cair .Assim com o exercito enfraquecidos e tributos sem receber Roma perde sua força e seu império entra em declinio.Em 476,chega o fim do Império Romano  ocidental e assim inicia uma nova  época chamada Idade Média.

http://www.historiadaarte.com.br/linha_do_tempo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário