domingo, 3 de outubro de 2010

Linha do tempo- Grécia

A civilização grega: surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
 
ARTE GREGA 

         Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. Sua arte se predoninava na expressão dos sentimentos pela natureza e pela perfeição que se tentan chegar ao fazer uma escultura ou pintura .

Sociedade da Grécia Antiga 
         A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.


MONUMENTOS :
        Os Monumentos principais da Grécia sao os templos e o principal deles é  o Partenon de Atenas.
Pinturas
        As pinturas eram muito valorizadas pois seu equilibrio e forma tornavam os desenhos e a cores harmonizados ,eram feitas geralmente em vasos que também eram usados para rituais religiosos.

       As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias.

Escultura
       Os gregos sem dúvidas foram os que chegaram em sua insuperavel forma em esculturas, pelas quais haviam detalhes, e sem dúvida uma busca pela perfeição que até mesmo em seres humanos nao se encontram a forma do corpo perfeito .As estátuas tinham equilibrio ,movimentos nunca visto antes,  mais ali colocado em sua arte perfeita .

        No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens.
         No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar.
         Período Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento.

http://www.historiadaarte.com.br/linha_do_tempo.htm

2 comentários: